Não é novidade para ninguém que a carreira de um dos grandes ícones da teledramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, foi marcada por uma indicação ao Oscar. A atriz foi indicada na categoria de ‘Melhor Atriz’ em 1999, pelo longa-metragem ‘Central do Brasil’.
Em entrevista ao Splash, da UOL, a veterana relembra da experiência e conta que, apesar de não ter saído vitoriosa, foi um grande marco na sua trajetória: “Foi e ainda é uma experiência bonita e importante. A concorrência, no que diz respeito a mim, como atriz latino-americana, era jupiteriana”, declara.
Vale recordar que Fernanda Montenegro estava concorrendo contra nomes como Cate Blanchett, Meryl Streep, Emily Watson e Gwyneth Paltrow – sendo a última a vencedora da estatueta.
Além disso, a brasileira revela que contou com a torcida de um astro internacional: Ian McKellen, que também concorria ao prêmio de ‘Melhor Ator’. Mais tarde, o artista ficou marcado por papeis como Magneto em “X-Men” e Gandalf em “O Senhor dos Anéis”.
“O grande e celebrado ator inglês Ian McKellen, concorrendo ao Oscar nessa mesma premiação, chegou até mim e, sério, falou – ‘espero, sinceramente, que você ganhe o Oscar’. Respondi – ‘eu espero, também, que você ganhe’. Nós dois perdemos. Se esse referencial artístico, inglês, não levou, imagine!”, recorda Fernanda.