Nos últimos anos de sua vida, Etty Fraser, renomada atriz do teatro, cinema e televisão, viu uma diminuição nos convites, apesar de sua longa trajetória repleta de simpatia e talento que sempre a distinguiram. Na véspera de Ano Novo, Etty Fraser, antes de falecer, ainda mantinha a esperança de receber um convite para retornar aos palcos da atuação.
Nos derradeiros dias de sua vida, Etty Fraser vivia um período de tristeza, aguardando ansiosamente por um convite para retornar ao trabalho. Após uma trombose que a deixou reclusa em seu apartamento em São Paulo, ela havia desistido das novelas devido à sua condição de saúde.
Restringida de viajar de avião e passar longas horas nos estúdios de TV, Etty mantinha viva a esperança de um eventual retorno aos palcos, seu sonho artístico.
Em entrevista ao Notícias da TV, em 2016, a atriz relatou: “Não dá mais para trabalhar na TV. Tive embolia pulmonar e a minha médica me proibiu de viajar de avião. Desisti de fazer novelas porque não quero e não posso ir ao Rio de Janeiro e é lá que tudo acontece. Tenho saudades de fazer teatro”.
Mesmo com todo o descaso que sofria no meio artístico, Etty Frase não perdia o humor ao comentar sobre o assunto. “A gente fica esperando uma oportunidade boa e demora muito para aparecer. Tem muito ator bom da minha geração que está sem trabalhar”.
Nos seus últimos dias, depois de uma trajetória de quase seis décadas na carreira artística, Etty Fraser mantinha uma rotina tranquila, preenchendo seus momentos com televisão, quebra-cabeças e colorir livros.
Etty Fraser encontrou seu fim em 31 de dezembro de 2018, aos 87 anos, em São Paulo (SP), vítima de uma trombose. Dois dias depois, em 2 de janeiro de 2019, seu corpo foi cremado no cemitério da Vila Alpina. Ela foi casada com o também ator Chico Martins, que faleceu em 2003.