Carla Prata usou suas redes sociais nesta terça-feira (8) para falar abertamente sobre sua saúde e revelar que foi diagnosticada com miastenia gravis. Aos 43 anos, a apresentadora explicou que a doença autoimune, que não tem cura, causa fraqueza muscular e pode afetar diversas funções do corpo.
Em um vídeo publicado no Instagram, Carla detalhou os impactos da condição: “Essa é uma doença que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular – principalmente nos olhos, rosto, boca, músculos da deglutição e até mesmo na respiração”.
A apresentadora também explicou como a enfermidade compromete sua rotina e gera dificuldades em atividades básicas: “Deixa a pessoa muito fraca, muito cansada, porque ela afeta os receptores de acetilcolina. E se a acetilcolina não entra no músculo, ele não faz a contração e não tem força, por exemplo, para piscar, para falar, para fazer nada”.
Apesar dos desafios, Carla acredita que falar sobre o assunto é essencial para dar visibilidade à doença e acolher quem enfrenta a mesma batalha. “Falar sobre isso não é fácil, mas sinto que é necessário. Porque sei que tem muita gente por aí passando por isso em silêncio, se sentindo sozinha, sem respostas. E se eu puder ser um ponto de apoio, informação e de acolhimento… Já vai ter valido a pena”.
Encerrando o desabafo, a apresentadora incentivou seus seguidores a compartilharem suas experiências e a criarem um espaço de troca sobre a doença: “Se você já ouviu falar dessa condição, ou convive com algo parecido, me conta aqui nos comentários. Vamos trocar, aprender e crescer juntas”.