Após enfrentar uma onda de críticas nas redes sociais, Bella Ramsey, estrela de The Last of Us, virou alvo de comentários cruéis. Parte do público questionou se a atriz “cresceu o suficiente” para interpretar sua personagem mais velha na nova temporada. Mas afinal, isso faz algum sentido? Existe algo de errado com seu desenvolvimento?
Para esclarecer, o pediatra Miguel Liberato explica que as críticas revelam mais desconhecimento do que qualquer preocupação real. “A baixa estatura é uma das queixas mais comuns que levam à busca por um endocrinologista pediátrico. Mas, para identificar qualquer problema, é fundamental que o desenvolvimento da criança ou adolescente seja acompanhado regularmente por um pediatra”, alerta.
O especialista lembra que cada pessoa tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. “Crianças que entram na puberdade mais cedo podem parar de crescer antes. Outras, que entram mais tarde, continuam crescendo por mais tempo. Por isso, é essencial observar o início da puberdade em cada caso”, esclarece.
Miguel também reforça que existem situações específicas em que o hormônio do crescimento é indicado — e não tem relação com padrões estéticos. “O uso é aprovado em casos como deficiência na produção do hormônio, baixa estatura idiopática, crianças que nasceram pequenas para a idade gestacional e não recuperaram o crescimento, além de condições genéticas como Síndrome de Turner, Noonan e Prader Willi”, explica.
Por fim, o médico aponta como a pressão estética pode ser cruel, principalmente na fase de desenvolvimento. “Existe uma cobrança social para que a criança ou adolescente atinja uma altura ‘aceitável’ socialmente, muitas vezes baseada na expectativa dos pais e transferida para os filhos, independentemente de ter ou não um problema real de crescimento”, conclui.