Bella Ramsey (Foto: Instagram)

Bella Ramsey (Foto: Instagram)

Famosos

Confira!

Bella Ramsey, de ‘The Last of Us’, revela que passou meses sem sair de casa por fobia rara

Famosa no papel de Ellie, atriz revelou que ficou meses reclusa por medo extremo de vômito e falou sobre autismo no podcast de Louis Theroux

Famosa por interpretar Ellie em The Last of Us, série da plataforma Max, Bella Ramsey revelou recentemente que lidou com um quadro de emetofobia um medo extremo de vomitar ou ver alguém vomitando, que a manteve reclusa por um longo período. O relato foi feito no The Louis Theroux Podcast, divulgado na última terça-feira (6).

Segundo a atriz, a condição chegou a ser tão avassaladora que impedia até atividades simples, como sair de casa. Ela descreveu a experiência como um temor paralisante.

Ao ser questionada por Louis Theroux sobre quando esse medo começou, Bella respondeu: “Desde que me lembro. Me recordo que na creche, uma criança vomitou na caixa de areia, e um pouco caiu nos meus Crocs vermelhos, e eu achei engraçado.”
Mas essa sensação não durou: “Desde então, cada lembrança que tenho de vômito me assusta. Mesmo agora, consigo me lembrar de qualquer momento em que alguém se sentiu mal ou passou mal na minha presença”, contou.

A atriz também refletiu sobre como a fobia é irracional, mesmo tendo consciência disso: “Mas é um medo tão irracional… Eu tinha plena consciência de quão irracional era, e pessoas com emetofobia frequentemente descrevem a mesma coisa. Logicamente, não é algo para se ter medo.”

Diagnóstico de autismo ajudou a dar sentido à sua vivência

Durante o papo, Bella apontou que o diagnóstico de autismo pode ter ligação com sua fobia. “Nem todas as pessoas com autismo ou no espectro autista têm emetofobia, mas quando recebi esse diagnóstico, grande parte da minha vida fez sentido, e muitas das minhas experiências de crescimento também. Ter essa compreensão me ajuda todos os dias.”

A atriz também falou abertamente sobre como enfrentou pensamentos difíceis durante o período mais intenso da fobia e como isso afetou sua vida social. Com apoio psicológico, ela passou a trabalhar a aceitação de si mesma.

Hoje, Bella usa sua história como forma de acolhimento: “Hoje, compartilho minha história para que você saiba que não está sozinho”, disse. Nomear a fobia, segundo ela, a tornou menos assustadora, ainda que continue sendo um desafio.

“Sou um pouco estranha”, diz Bella com humor

Durante as gravações da série, Bella também compartilhou publicamente seu diagnóstico de autismo. Em entrevista à Entertainment Tonight, ela declarou: “Eu me sinto muito bem com isso.” Ela explicou como o diagnóstico ajudou a entender algumas de suas características pessoais:
“É engraçado, e eu estava dizendo, agora eu consigo entender. É uma maneira das pessoas olharem para mim e se perguntarem: ‘Por que a Bella está agindo um pouco estranho?’. Agora as pessoas conseguem ver por que eu sou um pouco estranha. É tipo: ‘Agora elas sabem'”, brincou.

E completou com naturalidade sua decisão de tornar isso público: “Não senti que fosse uma decisão tão importante contar às pessoas. Descobri, e isso influencia meu dia a dia e me ajuda a me entender. Não há motivo para as pessoas não saberem. Na verdade, me liberta ainda mais.”

plugins premium WordPress