Nesta quinta-feira (3), Andressa Urach gerou polêmica ao se posicionar a favor da legalização das drogas em uma publicação no Instagram. A influenciadora questionou a forma como os traficantes são criminalizados e comparados a autores de crimes hediondos.
“O traficante é um comerciante não regulamentado, não legalizado, e não um criminoso hediondo como a lei o qualifica”, afirmou Urach. Para ela, a venda de entorpecentes não deveria ser equiparada a crimes como estupro. “Ele só vende a droga pra quem quer comprar, diferente de um estuprador. Então ele não pode ser marginalizado da maneira que hoje a política faz”, argumentou.
A ex-Miss Bumbum reforçou que a legalização poderia reduzir o número de prisões no país. “É mais fácil hoje você comprar droga do que um remédio controlado na farmácia. O que você pode controlar, você pode prevenir, pode falar sobre o assunto. Eu acredito sim que legalizando as drogas, a gente diminui o encarceramento no país”, pontuou.
Urach também criticou a guerra às drogas, afirmando que a política de repressão atinge principalmente negros e pessoas de baixa renda. “Essa guerra às drogas é só pra prender preto, pra prender pobre. Eu conheço traficantes que só são traficantes para sustentar a família, a mãe, os filhos. Então eu não acho justo eles serem criminalizados como um crime hediondo”, disse.
A postagem dividiu opiniões entre os seguidores. “Falou besteira, sabe quantas famílias são destruídas por conta das drogas?”, questionou um internauta. Já outro apoiou a fala da influenciadora: “Mami, aconselho acompanhar os debates sobre redução de danos e encarceramento. Aqui você foi muito necessária”.