Nesta terça-feira (30), a ginasta norte-americana Simone Biles enfrenta um dos maiores desafios pessoais nas Olimpíadas de 2024. Biles iniciará sua participação nas finais, tendo que superar a atleta brasileira Rebeca Andrade, por quem se sente intimidada. Em seu documentário na Netflix, “O Retorno de Simone Biles”, ela admitiu ter medo de competir contra Andrade.
“Rebeca Andrade, eu tenho muito medo dela,” confessou Biles, pautando a habilidade da adversária. Segundo a treinadora de Biles, Rebeca consegue executar os mesmos movimentos que a ginasta americana, tornando a competição ainda mais acirrada.
Apesar da rivalidade, Biles e Andrade mantêm um relacionamento fraterno e respeitoso fora das competições. Andrade já recebeu conselhos valiosos de Biles, especialmente durante o Mundial em Doha, em 2018, quando enfrentava lesões. “Siga em frente porque você tem talento,” disse Biles, incentivando a brasileira a não desistir.
A melhor do mundo
“Foi uma coisa muito genuína. Eu estava sentada, ela estava passando, aí do nada ela sentou do meu lado e falou isso. Eu fiquei superfeliz, falei: ‘Meu Deus, a melhor do mundo falando para eu não desistir’. Agora que eu não vou desistir mesmo,” relatou Andrade, demonstrando a força que encontrou nas palavras de Biles.
A ginasta brasileira agora enfrenta um desafio um tanto quanto particular, mas mantém o respeito e a admiração por sua adversária. “Saber que a gente torce uma pela outra, saber que a gente quer que a outra vença, mesmo que a gente também queira vencer, é algo que eu acho muito legal e que mudou muito dentro do esporte,” afirmou Andrade ao Jornal Nacional.