A judoca Rafaela Silva, acabou comovendo o Brasil na disputa da medalha de bronze no judô nas Olimpíadas de 2024 em Paris, na França. A lutadora foi eliminada após infringir uma regra, e ao ser notificada do assunto, acabou indo às lágrimas.
Enquanto disputava o terceiro lugar com a lutadora Haruka Funakubo, Rafaela cometeu um golpe proibido pela comissão. No momento, Rafaela Silva projetou a cabeça contra o tatame antes de seu corpo tocar o chão. É proibido usar a cabeça para aumentar a força do golpe no adversário.
A Federação Internacional de Judô introduziu essa regra em 2022. Os lutadores de judô sempre praticaram essa prática, e por isso, tal proibição é polêmica.
Em entrevista a Globo, Rafaela Silva lamentou a eliminação. “Muito difícil, né. Pessoal que acompanha judô na França, aprecia o judô. É muito especial. Mas eu queria a medalha. Trabalhei muito para a medalha. Queria dar outra entrevista neste momento”, disse à Globo.
“Peço desculpas, mas não consegui. A medalha ficou no detalhe. E, no meu detalhe, acabei falhando e estou indo embora”, lamentou.