Procurar
Close this search box.
Volkswagen recebe incentivo para produção sustentável de veículos (Foto: Reprodução)
Volkswagen recebe incentivo para produção sustentável de veículos (Foto: Reprodução)

Entenda!

Volkswagen recebe empréstimo do BNDES para produzir carros híbridos e elétricos; saiba o valor

R$ 500 milhões são emprestados para a fábrica

O BNDES concedeu uma linha de crédito de R$ 500 milhões à Volkswagen do Brasil para impulsionar o desenvolvimento de veículos híbridos, flexíveis e elétricos em território nacional ao longo dos próximos anos.

O financiamento será facilitado por meio do programa BNDES Mais Inovação. De acordo com o banco, o “custo financeiro” será alinhado à Taxa Referencial (TR), que estava em torno de 1,6% ao ano em janeiro. No âmbito do programa, as empresas também arcam com a remuneração do BNDES, geralmente fixada em 2,2% ao ano em muitos casos.

Vale ressaltar que o banco não divulgou qual será sua remuneração no contexto específico da parceria com a Volkswagen.

Segundo o BNDES, os recursos serão destinados para: pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para motores flexíveis, transmissões híbridas, sistemas de alta voltagem, veículos totalmente elétricos, e análise ambiental de veículos elétricos, híbridos e flexíveis – com foco no uso de etanol.

O banco anunciou que o empréstimo está em sintonia com o programa Nova Indústria Brasil, visando promover sistemas de mobilidade sustentáveis e fortalecer empresas nacionais. Uma parte do montante também será utilizada para modernizar as quatro fábricas da Volkswagen no Brasil.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, explicou (via Gazeta do Povo): “O objetivo desse projeto é desenvolver novas tecnologias que contribuam para a descarbonização e a redução da emissão de poluentes de CO2 da frota nacional, alinhados à sustentabilidade”.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, sublinhou a relevância de projetos como o da Volkswagen.

“Além de serem projetos de inovação, trazendo o projeto de inovação de uma multinacional para o Brasil, também traz toda a pauta verde, de eletrificação, motores híbridos, fazendo com que o Brasil se torne o centro do desenvolvimento de tecnologias do setor automotivo na agenda verde”, declarou.

Mais lidas

plugins premium WordPress