O mercado automotivo chinês segue acelerado e registrou 1,75 milhão de unidades vendidas apenas em abril, segundo dados do CarNewsChina. Com um volume tão expressivo e dezenas de opções, a disputa pela liderança entre os compactos elétricos tem sido acirrada — e com mudanças recentes no topo do ranking. O modelo que mais vendeu em abril deve chegar ao Brasil em breve e promete balançar o mercado por aqui também.
O novo líder é um hatch elétrico de visual simpático e linhas arredondadas, que superou o antigo campeão e vem crescendo mês após mês. Com 36.199 unidades vendidas em abril, o compacto tomou a liderança do modelo que vinha dominando as vendas há meses. No acumulado do ano, ele já soma 125.334 emplacamentos, contra 113.099 de seu principal concorrente — ambos, os únicos a ultrapassarem a marca de 30 mil unidades mensais no país.
Esse novo carro faz parte de uma estratégia de expansão que inclui sua chegada ao Brasil. A marca já anunciou outro modelo como estreia nacional, mas o novo compacto deverá ser trazido em uma segunda fase. Há, inclusive, a possibilidade de produção local, com o uso da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), o que pode reduzir custos e agilizar sua entrada no mercado brasileiro.
Entre os destaques do mês no mercado chinês também estão um sedã esportivo que surpreendeu ao entrar no top 5 e roubar a liderança de um modelo tradicional, além de SUVs e minivans que continuam ganhando espaço entre os consumidores. Foram vendidos, no total, 847 mil SUVs, 821 mil hatches e sedãs e 86 mil minivans, com crescimento de cerca de 10% em todas as categorias em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar de ser um dos mercados mais competitivos do mundo, apenas algumas marcas conseguiram dominar os rankings: Geely, BYD, Xiaomi, Nissan, Volkswagen e Denza são as fabricantes que mais emplacaram modelos no top 10 chinês de abril.