Procurar
Close this search box.
Jank chama atenção para internacionalização de 'jabuticaba bioenergética' (Foto: Pixabay)
Jank chama atenção para internacionalização de 'jabuticaba bioenergética' (Foto: Pixabay)

Descubra!

Saiba quais são as duas oportunidades para o Brasil liderar o mercado mundial do agronegócio

Segurança energética e alimentar são apostas para país se destacar

Durante o Fórum Ric Rural em Pauta, ministrado pelo professor e agrônomo Marcos Jank, no Show Rural Coopavel em Cascavel (PR), foram destacadas duas importantes oportunidades para o agronegócio brasileiro crescer e se destacar globalmente: a segurança alimentar e a segurança energética. Além disso, a comunicação foi ressaltada como um tema de grande importância discutido no evento.

 “Esse é um tema muito importante. A gente tem que trabalhar imagem e comunicação no agro. A maioria absoluta dos brasileiros não sabe, não conhece, não têm ideia da progressão extraordinária do agronegócio brasileiro. Temos que conversar com as cidades, com as populações jovens urbanas nas escolas, onde surgem tantas distorções sobre o agro”, disse Jank (via Jornal de Brasília).

Segundo Jank, é crucial estender a comunicação para além das fronteiras nacionais, permitindo que outros países conheçam os produtos do agronegócio brasileiro.

Ele compartilhou sua experiência de cinco anos na Ásia, abrangendo 12 países, onde notou a ausência de marcas brasileiras em produtos consumidos diariamente, como soja, milho e carne, que são produzidos a partir de commodities brasileiras.

“Não podemos crescer de qualquer forma, de qualquer jeito. Agora, é crescer com cuidado, é crescer olhando para custos, olhando para margens, olhando para riscos, principalmente. Riscos climáticos, riscos de comercialização, riscos regulatórios, riscos de gestão, riscos de governança, de sucessão”, continuou Jank.

A respeito da segurança energética, o professor ainda chama atenção para a importância do etanol e biodiesel nacional, dando uma ideia. “A produção de etanol e de biodiesel, junto com a cogeração de eletricidade, construiu uma experiência que não existe no mundo. O agronegócio vai continuar crescendo. Eu acho que os dois jogos, os dois tabuleiros mais importantes para o Brasil hoje são as grandes oportunidades no mundo da proteína e um potencial enorme no mundo da bioenergia. Nós vamos internacionalizar a nossa jabuticaba bioenergética”, conclui, se referindo a fruta originária do Brasil.

Mais lidas

plugins premium WordPress