Procurar
Close this search box.
Foto: Sarangib/ Pixabay
Foto: Sarangib/ Pixabay

Entenda!

Presidente Lula e ministro da Agricultura alinham estratégias para favorecer agro

Carlos Fávaro discute ações para fortalecer o agro com Lula

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, respondeu ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião no Palácio do Planalto. Após cerca de uma hora de diálogo, o presidente designou a Fávaro uma série de “missões”, conforme destacou o ministro ao falar com a imprensa. Ele ressaltou o compromisso em implementar as diretrizes presidenciais, revelando a natureza estratégica do encontro.

Antes do término da colheita de soja, prevista para atingir 40% em todo o país até março, será anunciada uma medida crucial. O ministro destacou a criação de uma linha de crédito emergencial para capital de giro, caracterizada por um período de carência de dois anos, seguido de três anos para amortização. Essa iniciativa visa beneficiar os setores de soja, milho e pecuária de corte e bovina, os quais enfrentaram os impactos do clima adverso e da volatilidade nos preços.

Embora ainda não haja uma estimativa precisa dos custos envolvidos nessas medidas, o ministro Fávaro informou que as discussões já estão em andamento com o Ministério da Fazenda e o BNDES, e agora, foram oficialmente apresentadas ao presidente Lula.

“Estamos estratificando [produtores que precisam] com os bancos operadores de crédito e vamos validar nos próximos dias com o presidente. O que precisa é tranquilidade, evitar uma onda de inadimplência, que nós possamos atender especificamente quem está sem renda, quem teve problema de safra. Para que ele tenha tranquilidade, para diluir esse problema em quatro, cinco anos e manter o nível de investimento desse setor”, explicou. 

Fonte: Notícias Agrícolas

Mais lidas

plugins premium WordPress