Procurar
Close this search box.
Ministério da Fazenda (Foto: Reprodução)
Ministério da Fazenda (Foto: Reprodução)

Entenda!

Crise no agronegócio é avaliada pelo Ministério da Fazenda

Órgão faz diagnóstico da crise no setor

O Ministério da Fazenda está atualmente conduzindo uma análise da crise enfrentada pelo agronegócio, cujas principais causas são atribuídas aos desafios climáticos.

Embora o setor tenha apresentado demandas, como acesso a crédito e renegociação de dívidas, o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, afirmou que ainda não há uma determinação concreta sobre quais medidas serão adotadas.

“O ministro [da Agricultura, Carlos] Fávaro esteve aqui conosco e estamos fazendo um balanço, entendendo onde estão e quais são os problemas. Estamos nesse momento de montar o diagnóstico, de fazer uma avaliação”, disse Mello.

Na sequência, ele ainda explicou: “Isso, obviamente, é algo que a gente tem de fazer de maneira recorrente, porque cada setor tem a sua particularidade, e o agro, em especial, sofre mais esses impactos da mudança climática.”

As indústrias solicitam a extensão dos prazos de financiamento para investimentos programados para vencer este ano, transferindo-os para o último ano do contrato, mantendo as taxas de juros inalteradas.

Além disso, buscam renegociar os termos dos financiamentos para custeio, antecipar as operações de pré-custeio e obter liberação de recursos para capital de giro.

*Informações do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo

Mais lidas

plugins premium WordPress