O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou projeções para a safra de 2024, sugerindo que os níveis recordes de produção alcançados pelo agronegócio em 2023 não devem se repetir. Essa informação foi publicada na última quinta-feira (8).
Isso indica que o setor agrícola pode não ter o mesmo impacto positivo na atividade econômica como teve em 2023, quando contribuiu significativamente para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB).
No entanto, isso não significa que o agronegócio terá um ano ruim em 2024. A queda da produção do agro neste ano, em comparação com o ano anterior, de acordo com o IBGE, deve ser de 3,8%.
“O resultado do PIB no ano que vem vai depender, sobretudo: da relação entre preços de produtos e custos de produção nos diferentes segmentos (para ambos, são esperadas quedas frente a 2023); da magnitude da retomada da agroindústria… e dos efeitos do El Niño sobre as produtividades no Brasil”, afirmou a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil), no ano anterior (via InfoMoney).