São Roque é conhecida pela famosa Rota do Vinho, onde se localizam diversas vinícolas, adegas, restaurantes, centros de lazer e entretenimento, rodeados por uma natureza sem igual, com vistas incríveis e uma gastronomia maravilhosa.
No site oficial vocês também encontram todos os estabelecimentos que fazem parte do roteiro e outras informações, como horário de funcionamento e o mapa.
Igor e eu decidimos passar 3 dias passeando por São Roque e conhecendo essas vinícolas que muito ouvimos falar.
Bella Café
A nossa primeira parada foi no Bella Café. O café não fica dentro da Estrada do Vinho, mas a sua vinícola sim, ou seja, o Bella Aurora possui 2 pontos a serem visitados por quem quer o roteiro perfeito em São Roque. Nós não chegamos a ir até a vinícola, mas provamos um dos vinhos neste café.
O lugarzinho é incrível e a vista é maravilhosa, além de ter, também, uma pequena plantação de uvas, um parquinho para crianças e alguns animaizinhos.
Experimentamos o Vinho Fino Tinto Trivarietal Dom Bernardino, que mistura 3 uvas diferentes: Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, e, para harmonizar, pedimos um queijo ao vinho – pedacinhos de mussarela que ficaram imersos no vinho, dando um sabor bem diferente e muito gostoso.
Restaurante Vila Don Patto
Um dos restaurantes mais famosos do Roteiro do Vinho e um dos nossos preferidos é Vila Don Patto. O complexo é enorme e, além do restaurante português, há um italiano, uma sorveteria, um café, um empório e adega, uma padaria, uma choperia e cervejaria, um redário, uma lojinha de artesanato e um playground – coisas pra todos os gostos e todas as idades!
O lugar é muito famoso pelo teto de guarda-chuvas coloridos, que também existem em outros lugares, mas não tão grande quanto aí e por essa passagem com fitinhas coloridas, também.
O lugar é bem cheio, principalmente aos finais de semana, então se não quiser enfrentar uma fila de horas para entrar no restaurante, o recomendado é chegar cedo. Você pode entrar na fila até as 18h. Nós chegamos por volta de 17h e a fila de espera era de 1h30. Como há muitas coisas para ver e fazer, a espera não chega a ser um problema muito grande, mas por algum milagre fomos chamados em menos de 20 minutos. Eles anotam o seu celular e te mandam uma mensagem/ligam quando a mesa estiver pronta, o que te dá liberdade para andar pelo complexo.
O pastelzinho de bacalhau é o melhor que já comemos, extremamente cremoso e saboroso. Pedimos, também, o Filé Mignon com Alho e o Arroz com Bacalhau e Mariscos.
Voltamos no dia seguinte para experimentar o sorvete deles. Realmente, muito bom, mas também bem carinho… 4 bolas de sorvete saíram por R$40. Vale para experimentar, mas nada de excepcional.
Restaurante Cantinha Tia Lina
A Cantina Tia Lina fica localizada ao finalzinho da Estrada do Vinho, mas vale super a pena ir conhecer! É uma cantina italiana com muitas opções de massas frescas e também muitas opções de massas com alcachofras. Vocês sabiam que São Roque também é famoso por suas plantações de alcachofras? No meio do almoço eles também fazem uma performance, dança típica italiana… bem divertida!
A comida, somos bem suspeitos para falar, mas também é demais!
Fora ela, há um espaço muito gostoso lá embaixo, com um lago onde as crianças (e adultos) podem andar de pedalinho, um parquinho e atividades de arborismo, tirolesa, parede de escalada e até passeio de pônei. Todo mundo se diverte!
Vinícola Góes
A Vinícola Góes é outro lugar gigantesco, com uma área muito legal e gostosa para passar o dia. Fomos só visitar e acabamos não fazendo nenhum tour, mas para quem quiser conhecer a vinícola, eles oferecem um passeio de trem que te leva dentro delas e também há opções de degustação orientada, degustação harmonizada e piquenique.
Tem uma mini cachoeira e uma lagoa com carpas bem bonitas dentro. Em um dia de sol, é uma delícia ficar sentado por alí, só apreciando a paisagem maravilhosa de São Roque.
Nós escolhemos ficar um pouco no Wine Bar e experimentar 2 dos vinhos rosés do cardápio, bem geladinhos, porque estava muito quente. Para acompanhar, ainda estava tocando uma música ao vivo.
Vinícola Ferreira e Passero
Esse foi o nosso lugar mais favorito de todos lá de São Roque! Visitamos essa vinícola no domingo e gostamos tanto que voltamos na segunda e na terça.
A vinícola Ferreira e Passero é familiar e seu nome foi dado em referências aos sobrenomes das duas famílias que moram no casarão, que foi restaurado e tem mais de 200 anos.
Foi na varanda da casa, de frente para as videiras, onde fizemos a degustação de 6 rótulos de vinhos produzidos lá mesmo. É difícil escolher qual gostamos mais, por isso voltamos 2 vezes ao local, para comprar mais vinhos, afinal só vendem lá mesmo!
A palavra que descreve o lugar é “aconchegante”. A própria família que cuida dos negócios, que te atende e que faz a degustação e todos são extremamente simpáticos. O casarão fica em cima de um morro que te dá uma vista incrível. No topo da vinícola também há uma capelinha, onde eram realizadas as degustações, mas como a Fernanda, filha dos donos que guia a degustação, quebrou o pé, por enquanto, é impossível dela chegar até lá.
Fora tudo isso, ainda temos a presença ilustre da Maya. De primeira, o tamanho dela pode te assustar, mas pensa numa cachorra amorosa! Em poucos minutos, se você der bola, ela já tá jogada e deitada em cima de você.
Quinta do Olivardo
O Quinta do Olivardo é um restaurante português, que fica no Roteiro do Vinho e tem pratos típicos de bacalhau, salmão, até outras carnes e claro que não poderia faltar o famoso bolinho de bacalhau e o mais famoso ainda pastel de belém.
Esse prato que pedimos é o Bacalhau a Moda do Chef: bacalhau em lascas, com fundo de alcachofra e gratinado ??
Bom lembrar que eles também tem uma unidade (bem menor) aqui em São Paulo, no bairro de Moema. Nunca fomos, mas dizem ser tão gostoso quanto. Claro que a experiência no de São Roque é diferenciada, pelo local e pela vista que o restaurante oferece.
Além disso, pra quem for com crianças, o circuito de arborismo é gigante! Tem até tirolesa!
Local Petfriendly
Eu e o Igor somos apaixonados por cachorro, então uma das coisas que mais chamou a nossa atenção foi o fato de que todos os lugares que visitamos no Roteiro do Vinho são pet friendly, ou seja, você pode levar o seu bichinho para passear junto com você!
Esse é um passeio que você pode fazer com amigos, em casal, com a família, com crianças e com seus animais de estimação! Tem diversão pra todo mundo! E de quebra, tem diversão pra quem não tem animais, mas ama encontrar com eles!
–
E aí, curtiu?
Deixe seu comentário com suas experiências ou dúvidas e continue acompanhando, por aqui, pelo meu instagram e pelo meu tiktok (@cadapegadaumahistoria), tudo o que você precisa saber para fazer as melhores viagens. #BoraDecolar?