São Paulo recebe até16 de novembro a sexta edição do festival negro de cinema NICHO NOVEMBRO. Realizado pelo NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica, o evento acontece mais uma vez em dois tradicionais espaços culturais da capital paulista — o CCSP (Centro Cultural São Paulo), na Rua Vergueiro, e o Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista.
Além de mostra de filmes, que terá a presença dos seus realizadores, a programação conta com um ambiente de mercado, com painéis com convidados nacionais e internacionais, rodadas de negócios e pitching show. O evento se encerra com apresentação da cantora e compositora baiana Xenia França, na sala Adoniran Barbosa.
O festival NICHO NOVEMBRO terá 7 dias de atividades gratuitas com Mostra de filmes, com exibição às 19h, seguida de bate-papo com realizadores, equipe curatorial e convidados. As reprises acontecem no dia seguinte, às 17h, sempre na Sala Circuito Spcine Lima Barreto do CCSP.
Com foco na diversidade da produção nacional, a Mostra conta com curtas e longas contemporâneos e antigos, de ficção e documentários, de realizadores de diversas partes do Brasil. Um destaque é a homenagem a Rogério de Moura, cineasta falecido este ano, com a exibição do seu filme “Bom dia, Eternidade”, de 2006. A Mostra também dará a oportunidade dos espectadores assistirem a filmes que manipulam acervos como “Othelo, o Grande” e “Um É Pouco, Dois É Bom” nas telonas.