A busca pela perfeição estética tem levado cada vez mais pacientes aos consultórios de cirurgia plástica, com um desejo peculiar: parecer-se com seus ídolos. O cirurgião plástico Dr. Wendell Uguetto, membro do hospital Albert Einstein (SP), compartilha a crescente tendência de pacientes que solicitam procedimentos inspirados em celebridades, especialmente em rinoplastia, lipoescultura e aumento de mama.
“Isso é uma coisa bem comum mesmo no consultório, os pacientes pedindo alguma estrutura do corpo ou do rosto parecido com artistas. O que eu tenho recebido muito em relação à rinoplastia, por exemplo, são pacientes que veem o nariz de tal artista e dizem: ‘Nossa, eu adorei a rinoplastia da Bruna Marquezine, adorei a rinoplastia da Sasha”, comenta Dr. Wendell Uguetto.
Ele destaca que essa inspiração é mais frequente para cirurgias faciais do que para corporais. “Eles se inspiram em pessoas que já fizeram os procedimentos. Normalmente, são pessoas bonitas que ficaram mais bonitas ainda após a cirurgia.”
No entanto, o especialista adverte sobre a importância de não criar expectativas irreais: “Eu explico que não posso fazer uma comparação direta entre o paciente e o artista. O que eu tenho que pensar é esse paciente antes em comparação com ele depois. Esse paciente tem que estar melhor depois da cirurgia.”
Dr. Uguetto enfatiza que o objetivo é alcançar uma harmonia estética natural. “O que eu busco numa cirurgia de face, que é o que o pessoal tem pedido mais, é que as pessoas ao redor não percebam que ele fez o procedimento. Quando a estrutura se encaixa perfeitamente no rosto, o nariz fica extremamente bonito e as pessoas não percebem que foi feita uma rinoplastia.”
Quanto às cirurgias corporais, a demanda é menor, mas ainda presente. “Eles falam, por exemplo, ‘Eu queria o gominho da Virgínia Fonseca’ ou ‘Eu queria o corpo de não sei quem’. A gente explica que é uma transformação dele com ele mesmo, que nunca vamos transformar uma pessoa na outra. A estrutura corpórea, tipo de pele, osso, músculo, flacidez, altura, tudo isso torna impossível uma transformação completa.”
Mesmo com essas limitações, o cirurgião reconhece que as referências são válidas para entender o desejo do paciente. “Tem algumas pacientes que usamos como inspiração. Se alguém quer uma prótese de mama parecida com a de uma famosa, entendemos que deseja uma prótese maior, mais marcada, de perfil alto ou super alto. Assim, podemos alinhar as expectativas e alcançar um resultado satisfatório para o paciente.”
Essa tendência de buscar inspirações em famosos demonstra o impacto da mídia e das redes sociais na autoimagem e nos desejos estéticos dos pacientes. Entretanto, é crucial que os profissionais de saúde esclareçam as possibilidades e limitações de cada procedimento, garantindo uma abordagem ética e realista em busca da melhor versão de cada indivíduo.