Procurar
Close this search box.
(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Agronegócio

Saiba mais!

Mudanças climáticas podem aumentar os ‘calotes’ de empréstimos no Agronegócio

Riscos financeiros aumentam em 7% nas próximas três décadas

Pesquisadores da Escola de Política Global e Estratégia da Universidade da Califórnia em San Diego conduziram um estudo que destacou os efeitos em cascata das mudanças climáticas na agricultura e no sistema financeiro de países com uma forte dependência do agronegócio. Eles alertam que nos próximos trinta anos, os calotes de empréstimos relacionados ao clima poderiam aumentar em até 7%.

Os pesquisadores adotaram uma abordagem inovadora, combinando dados climáticos históricos do Brasil com informações sobre produtividade agrícola, receita agrícola e desempenho de empréstimos agrícolas. Integrando esses conjuntos de dados com simulações climáticas avançadas, conseguiram prever com maior precisão as futuras condições climáticas e seus impactos na agricultura, bem como nas instituições financeiras.

  • Projeções dos estudos ressaltam como cruciais para enfrentar os desafios iminentes das mudanças climáticas.:
    • A necessidade urgente de políticas públicas adaptadas a cada região do país
    • Consideração dos diferentes efeitos climáticos esperados em cada região.
    • Importância de medidas específicas para lidar com os desafios climáticos:
    • Investimentos em infraestrutura de armazenamento de água.
    • Desenvolvimento de culturas resistentes ao calor extremo.

A coautora Jennifer Burney, professora de ciências ambientais na Escola de Política Global e Estratégia da Universidade da Califórnia em San Diego e na Instituição Scripps de Oceanografia, destacou: “Uma dificuldade no estudo dos impactos climáticos na agricultura é que há todo tipo de adaptações acontecendo o tempo todo que não são facilmente observadas, mas são realmente importantes para entender a vulnerabilidade e como o risco está mudando”.

Ela ainda completou: “Fomos capazes de distinguir sinais de diferentes tipos de impactos climáticos e quais deles levaram a esse maior risco financeiro.”

O método estatístico do estudo pode ser usado globalmente para entender o clima local e determinar as instituições mais adequadas para lidar com as mudanças climáticas.

Fonte: BOL

plugins premium WordPress